O Ultrassom para pesquisa da fertilidade é um exame inovador que contempla muitos diagnósticos em apenas um. É um exame indicado para as mulheres que estão tentando engravidar. Realiza-se ultrassom transvaginal, pesquisa de endometriose, contagem de folículos antrais (reserva ovariana), avaliação da cavidade uterina (histerossonografia) e da permeabilidade tubária (histerossonossalpingografia ou HyCoSy).
É um exame menos doloroso quando comparado a histerossalpingografia, não utiliza contraste com iodo e é feito com ultrassom (sem irradiação).
A Histerossonografia é um exame indicado para visualizar com detalhes a cavidade uterina. Podemos identificar miomas, pólipos ou outras tumorações, assim como avaliar espessamentos endometriais.
Este exame é indicado como uma etapa importante na investigação da infertilidade, podendo trazer informações essenciais ao correto manejo e tratamento subsequentes.
O principal exame para o diagnóstico da endometriose é o ultrassom pélvico e transvaginal (USVT), que é realizado com preparo intestinal e dedicado para avaliar a presença de lesões de endometriose. Sua realização é recomendada para buscar lesões em órgãos como o intestino, ovários, trompas, ligamentos e eventualmente fígado ou parede abdominal.
A endometriose é uma condição séria e com alta morbidade que requer tratamento adequado, incluindo cirurgia, que pode ser mais adequadamente realizada quando as lesões de endometriose são corretamente mapeadas pela ultrassonografia.
Exame realizado com o aparelho de ultrassonografia com o objetivo de observar a cavidade uterina e as trompas para investigar lesões que causam infertilidade.
Durante o exame, é realizada uma avaliação global da saúde da pelve feminina, analisando não só a permeabilidade tubária e a cavidade uterina mas também a avaliação do útero e dos ovários, permitindo investigar sinais de endometriose, aderências, adenomiose, entre outras patologias ovarianas e uterinas que podem impactar negativamente na fertilidade.
Assine nossa newsletter para receber as novidades e novos conteúdos.
Confira outras notícias divulgadas sobre diversas áreas da saúde.