Na área Obstetrícia é que visualizamos o maior uso da Ultrassonografia, embora utilizada em várias áreas da medicina. É possível, hoje, com a tecnologia 3D/4D uma reconstituição mais fiel e nítida das imagens, obtenção de novos ângulos de visão e acompanhamento dos movimentos do bebê.
A Ultrassonografia Obstétrica Tridimensional permitiu uma melhor observação do bebê no interior do útero materno, facilitando a compreensão das imagens pelos que assistem o exame e propiciando um vínculo ainda maior entre os pais e o(a) filho(a). É fascinante podermos visualizar com mais realismo imagens de alguém que ainda nem nasceu.
Embora seja mais recomendada para a gravidez, a ecografia também pode servir para examinar outras partes do corpo, como por exemplo: útero, ovários, fígado, bexiga, entre várias outras partes do organismo.
O exame padrão é simples, não invasivo, indolor e geralmente rápido.
Saiba que o médico pode solicitar ao paciente um jejum de 8 horas, caso o exame for na região do abdômen, ou a bexiga cheia, se a área a ser avaliada no procedimento for a pélvica.
Gestantes: O exame pode ser realizado através do abdomen materno a partir de 20 semanas, embora a melhor época seja por volta de 24 semanas de gestação.
Obs.: Caso tenha exames anteriores é importante trazer consigo para avaliação do médico.
Confira os outros exames de imagem disponíveis na Clinoson.