O exame é indicado para estabelecer o diagnóstico e o grau de gravidade de quase todas as afecções cardíacas e para o planejamento terapêutico e prognóstico delas. Certas doenças cardíacas fetais já podem ser tratadas dentro do útero, como algumas formas de arritmia. O ecocardiograma fetal diagnostica e acompanha a resposta do feto ao tratamento, sendo ferramenta importantíssima no pré-natal destas gestantes.
Adicionalmente, um tipo de ecocardiografia chamada ultrasom Doppler mostra como o sangue flui através das câmeras e válvulas do coração. Ecocardiografia pode detectar possíveis coágulos de sangue dentro do coração, acúmulo de fluido no pericárdio, e problemas na aorta (a principal artéria que carrega sangue rico em oxigênio para o coração).
O médico pode indicar a ecocardiografia para pacientes que estejam sofrendo sinais e sintomas de problemas cardíacos. Por exemplo, sintomas como falta de ar e inchaço nas pernas podem ser conseqüência de fraqueza do coração (insuficiência cardíaca), a qual pode ser detectada pelo ecocardiograma.
O exame padrão é simples, não invasivo, indolor e geralmente rápido, não exigindo preparo prévio. Dependendo do caso/tipo, uma Ultrassonografia pode levar 15 minutos.
Há vários tipos de ecocardiografia, todos usam ondas de som para criar imagens do coração. Ao contrário de exames de Raio-X e outros, a ecocardiografia não envolve radiação.
Na Clioson, é possível realizar o exame de Ecocardiografia Fetal, Ecocardiografia Criança e Ecocardiografia Adulto.
Confira os outros exames de imagem disponíveis na Clinoson.